Americanas day
Demorou, mas a Polícia Federal entrou com tudo hoje no caso da fraude bilionária das Lojas Americanas. Numa operação batizada de Disclosure, a PF saiu às ruas para cumprir 15 mandados de busca e apreensão e outros dois de prisão preventiva. Os alvos são dois ex-diretores da companhia, suspeitos de praticar fraudes contábeis, as quais ajudaram a companhia a cair em desgraça.
Os diretores alvos de prisão são Miguel Gomes Pereira Sarmiento Gutierrez e Anna Christina Ramos Saicali. O primeiro era CEO das Americanas, enquanto ela comandou várias áreas da empresa, desde a B2W até a fintech AME. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra outros 11 ex-funcionários das Americanas.
A dupla é suspeita de praticar fraudes contábeis relacionadas a operações de risco sacado, nas quais a varejista conseguia antecipar os pagamentos a fornecedores junto a empréstimos nos bancos. Eles também teriam realizado contratos de verba de propaganda que eram contabilizados, mas nunca existiram.
Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou o bloqueio de bens no valor de mais de meio bilhão de reais.
Apesar dos mandados de busca e apreensão, Gutierrez e Saicali não foram presos e já são considerados foragidos pela Polícia Federal. O ex-CEO mora há cerca de um ano na Espanha, enquanto a diretora viajou a Portugal no dia 15 deste mês e ainda não retornou. Os nomes de ambos já constam na lista de procurados da Interpol.
A investigação contra o grupo começou a partir de acordos de colaboração firmados entre o Ministério Público Federal e funcionários das Americanas. Também foram levantadas provas, como mensagens de WhatsApp, que comprovariam as fraudes. A empresa, que passa por recuperação judicial, também teria ajudado no fornecimento de evidências.
Os ex-diretores podem ser indiciados por crimes como manipulação de mercado e uso de informações privilegiadas, prática conhecida como "insider trading". O caso corre sob segredo de justiça. As defesas dos dois ex-diretores não foram encontradas para comentar o caso.
Dúvidas permanecem
Embora os dois ex-diretores possam ter contribuído para uma série de fraudes contábeis nas Americanas, o bloqueio de cerca de meio bilhão de reais ainda deixa dúvidas. Segundo o que foi divulgado até o momento, não é possível saber o nível de responsabilidade dos dois diretores no rombo geral das Americanas, nem se há outros funcionários da empresa envolvidos.
Assim, credores e investidores minoritários ficam sem saber onde foram parar os outros 25 bilhões que a empresa diz ter acumulado de dívidas, levando-a à recuperação judicial.
Afastado, Ednaldo Rodrigues pede ao Supremo que impeça a CBF de escolher seu sucessor
Leia MaisAs gafes da primeira-dama, como a cometida na China, causam problemas a Lula e à diplomacia
Leia MaisEdnaldo Rodrigues recorre ao ministro do Supremo contra a decisão de tirá-lo da CBF
Leia MaisJustiça do Rio afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e pede novas eleições
Leia MaisJ&F e Paper anunciam acordo e encerram disputa pela Eldorado Celulose após 8 anos
Leia MaisMP que cria regras do novo mercado de energia e isenção de tarifa vai atrasar
Leia MaisSuspeito de ser operador de Andreson de Oliveira Gonçalves é preso por obstrução de justiça
Leia MaisFlávio Dino aceita explicação da Câmara sobre frase de Sóstenes Cavalcante em relação a emendas
Leia MaisPrimeira Turma do Supremo condena deputada à prisão por invasão do sistema do CNJ
Leia MaisJustiça da Espanha nega recurso e mantém blogueiro brasileiro livre na Europa
Leia MaisDisputa entre J&F e Paper Excellence pelo conrole da Eldorado Celulose está perto do fim
Leia MaisEmpresário suspeito de operar com Andreson Gonçalves é alvo da PF com pedido de prisão
Leia MaisPresidente da Câmara recorre ao plenário do STF para beneficiar Alexandre Ramagem no caso do golpe
Leia MaisOs laranjas de Andreson
A PF avançou nas relações bancárias e fiscais que dão sustentação ao esquema de venda de sentenças
Leia MaisMorre Pepe Mujica, que foi o melhor dos políticos por fazer o contrário dos outros
Leia Mais